segunda-feira, 26 de julho de 2010

Confira a Biblioteca Digital Mundial

A UNESCO lançou na Internet a Biblioteca Digital Mundial, uma ferramenta que será útil nos trabalhos acadêmicos dos docentes e discentes das instituições de ensino.

Através do site http://www.wdl.org, o usuário tem a sua disposição mapas, textos, fotos, gravações e filmes. A biblioteca começa com 1200 documentos, mas foi idealizada para receber um número ilimitado de trabalhos.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Espanhol para vestibular

Já está disponível na biblioteca o livro Espanhol para o vestibular de Sandra Di Lullo Arias.
É uma boa dica para quem vai fazer o vestibular ou o Enem.

- Gramática objetiva e interpretação de texto;
- Textos selecionados e questões de interpretação comentadas;
- Vocabulário auxiliar para a leitura

Brazilian Journal Biology está disponível na biblioteca


Os dois primeiros números do volume 70 do periódico Brazilian Journal Biology

Energia e meio ambiente no IF Baiano de Santa Inês

No dia 15 de julho o pavilhão da biblioteca do IF Baiano - campus Santa Inês foi o palco para a demonstração de criatividade e consciência ambiental dos alunos.
Os alunos apresentaram maquetes das principais fontes de energia renováveis (energia extraída de fontes naturais capaz de se regenerar, consequentemente inesgotável. Ex: energia solar, energia eólica, etc.) e fontes não-renováveis (energia que se encontra na natureza em quantidades limitadas, que com sua utilização se extingue. Ex: petróleo, carvão mineral, etc).
O evento também contou com a palestra do Prof. Dr. Irênio Silva Junior do IFBA - campus Santo Amaro.



















No Brasil a maior quantidade de energia elétrica produzida provém de usinas hidrelétricas (cerca de 95%). Em regiões rurais e mais distantes das hidrelétricas centrais, têm-se utilizado energia produzida em usinas termoelétricas e em pequena escala, a energia elétrica gerada da energia eólica.


Energia hídrica

Nas usinas hidrelétricas, a energia elétrica tem como fonte principal a energia proveniente da queda de água represada a uma certa altura. A energia potencial que a água tem na parte alta da represa é transformada em energia cinética, que faz com que as pás da turbina girem, acionando o eixo do gerador, produzindo energia elétrica.

Utiliza-se a energia hídrica no Brasil em grande escala, devido aos grandes mananciais de água existentes.
Atualmente estão sendo discutidas fontes alternativas para a produção de energia elétrica, pois a falta de chuvas está causando um grande déficit na oferta de energia elétrica.


Energia térmica


Nas usinas termoelétricas a energia elétrica é obtida pela queima de combustíveis, como carvão, óleo, derivados do petróleo e, atualmente, também a cana de açúcar (biomassa).
A produção de energia elétrica é realizada através da queima do combustível que aquece a água, transformando-a em vapor. Este vapor é conduzido a alta pressão por uma tubulação e faz girar as pás da turbina, cujo eixo está acoplado ao gerador. Em seguida o vapor é resfriado retornando ao estado líquido e a água é reaproveitada, para novamente ser vaporizada.
Vários cuidados precisam ser tomados tais como: os gases provenientes da queima do combustível devem ser filtrados, evitando a poluição da atmosfera local; a água aquecida precisa ser resfriada ao ser devolvida para os rios porque várias espécies aquáticas não resistem a altas temperaturas.
No Brasil este é o segundo tipo de fonte de energia elétrica que está sendo utilizado, e agora, com a crise que estamos vivendo, é a que mais tende a se expandir.



Energia nuclear


Este tipo de energia é obtido a partir da fissão do núcleo do átomo de urânio enriquecido, liberando uma grande quantidade de energia.



Energia geotérmica


Energia geotérmica é a energia produzida de rochas derretidas no subsolo (magma) que aquecem a água no subsolo.
Na Islândia, que é um país localizado muito ao Norte, próximo do Círculo Polar Ártico, com vulcanismo intenso, onde a água quente e o vapor afloram à superfície ou se encontram em pequena profundidade, tem uma grande quantidade de energia geotérmica aproveitável e a energia elétrica é gerada a partir desta.



Energia eólica


Os moinhos de ventos são velhos conhecidos nossos, e usam a energia dos ventos, isto é, eólica, não para gerar eletricidade, mas para realizar trabalho, como bombear água e moer grãos. Na Pérsia, no século V, já eram utilizados moinhos de vento para bombear água para irrigação.

A energia eólica é produzida pela transformação da energia cinética dos ventos em energia elétrica. A conversão de energia é realizada através de um aerogerador que consiste num gerador elétrico acoplado a um eixo que gira através da incidência do vento nas pás da turbina.

A turbina eólica horizontal (a vertical não é mais usada), é formada essencialmente por um conjunto de duas ou três pás, com perfis aerodinâmicos eficientes, impulsionadas por forças predominantemente de sustentação, acionando geradores que operam a velocidade variável, para garantir uma alta eficiência de conversão.

A instalação de turbinas eólicas tem interesse em locais em que a velocidade média anual dos ventos seja superior a 3,6 m/s.

Existem atualmente, mais de 20 000 turbinas eólicas de grande porte em operação no mundo (principalmente no Estados Unidos). Na Europa, espera-se gerar 10 % da energia elétrica a partir da eólica, até o ano de 2030.

O Brasil produz e exporta equipamentos para usinas eólicas, mas elas ainda são pouco usadas. Aqui se destacam as Usinas do Camelinho (1MW, em MG), de Mucuripe (1,2MW) e da Prainha (10MW) no Ceará, e a de Fernando de Noronha em Pernambuco.




Energia das marés

A energia das marés é obtida de modo semelhante ao da energia hidrelétrica.

Constrói-se uma barragem, formando-se um reservatório junto ao mar. Quando a maré é alta, a água enche o reservatório, passando através da turbina e produzindo energia elétrica, e na maré baixa o reservatório é esvaziado e água que sai do reservatório, passa novamente através da turbina, em sentido contrário, produzindo energia elétrica (fig. 5). Este tipo de fonte é também usado no Japão e Inglaterra.

No Brasil temos grande amplitude de marés, por exemplo, em São Luís, na Baia de São Marcos (6,8m), mas a topografia do litoral inviabiliza economicamente a construção de reservatórios.



Energia fotovoltaica


A energia fotovoltaica é fornecida de painéis contendo células fotovoltaicas ou solares que sob a incidência do sol geram energia elétrica. A energia gerada pelos painéis é armazenada em bancos de bateria, para que seja usada em período de baixa radiação e durante a noite.
A conversão direta de energia solar em energia elétrica é realizada nas células solares através do efeito fotovoltaico, que consiste na geração de uma diferença de potencial elétrico através da radiação. O efeito fotovoltaico ocorre quando fótons (energia que o sol carrega) incidem sobre átomos (no caso átomos de silício), provocando a emissão de elétrons, gerando corrente elétrica. Este processo não depende da quantidade de calor, pelo contrário, o rendimento da célula solar cai quando sua temperatura aumenta.

O uso de painéis fotovoltaicos para conversão de energia solar em elétrica é viável para pequenas instalações, em regiões remotas ou de difícil acesso. É muito utilizada para a alimentação de dispositivos eletrônicos existentes em foguetes, satélites e astronaves.

O sistema de co-geração fotovoltaica também é uma solução; uma fonte de energia fotovoltaica é conectada em paralelo com uma fonte local de eletricidade. Este sistema de co-geração voltaica está sendo implantado na Holanda em um complexo residencial de 5000 casas, sendo de 1 MW a capacidade de geração de energia fotovoltaica. Os Estados Unidos, Japão e Alemanha têm indicativos em promover a utilização de energia fotovoltaica em centros urbanos. Na Cidade Universitária - USP - São Paulo, há um prédio que utiliza este tipo de fonte de energia elétrica.

No Brasil já é usado, em uma escala significativa, o coletor solar que utiliza a energia solar para aquecer a água e não para gerar energia elétrica.



Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-fontes-alternativas-de-energia/index.php  <19/07/2010>

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Prorrogadas as inscrições para o ENEM

Enem 2010


inscrições: 21 de junho a 16 de julho
provas: 06 e 07 de novembro

resultado: 1ª semana de janeiro de 2011



Final do Ensino Médio, hora de escolher faculdade, curso, profissão. Nessas horas dá aquele desespero e é preciso ter cuidado para não se precipitar e fazer escolhas erradas. Além disso, com o vestibular não se brinca e, se você acha que não está preparado o suficiente, que tal testar seus conhecimentos? É para isso que serve o Exame Nacional do Ensino Médio: para que você tenha uma auto-avaliação de seu desempenho antes do temido vestibular.

O principal objetivo do Enem é essa avaliação das habilidades e competências dos estudantes, mas, um ponto importante talvez seja a sua diferença das provas comuns de vestibular: A prova do Enem é contextualizada e interdisciplinar, exigindo do candidato menos memorização excessiva dos conteúdos e mais demonstrações de sua capacidade de “como fazer”, colocar em prática os conhecimentos adquiridos nos anos de ensino médio. Ao contrário do “decoreba” comum dos vestibulares, a prova do Enem faz com quem o aluno pense, raciocine e formule respostas de acordo com o que aprendeu e vivenciou.



terça-feira, 13 de julho de 2010

Química nova na escola (disponível na biblioteca)


Na edição n.1 de 2010 você pode conferir os seguintes artigos:


- A Revolução Verde da Mamona

- A História e a Arte Cênica como Recursos Pedagógicos para o Ensino de Química – Uma Questão Interdisciplinar

- Questões de Química no Concurso Vestibular da Unesp: Desempenho dos Estudantes e Conceitos Exigidos nas Provas

- Tabela Periódica – Um Super Trunfo para Alunos do Ensino Fundamental e Médio

- O Debate como Estratégia em Aulas de Química

- Agrotóxicos: Uma Temática para o Ensino de Química

- Gestão de Resíduos de Laboratório: Uma Abordagem para o Ensino Médio

- A Química Disciplinar em Ciências do 9º Ano

- Atividades Experimentais Simples Envolvendo Adsorção sobre Carvão

- Rádio [elemento químico]




Alguns dos artigos da edição n.2 de 2010:


- A Perícia Criminal e a Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências Naturais

- Nanotecnologia: Desenvolvimento de Materiais Didáticos para uma Abordagem no Ensino Fundamental

- O que é uma Gordura Trans?

- A História sob o Olhar da Química: As Especiarias e sua Importância na Alimentação Humana

- Cana de Mel, Sabor de Fel – Capitania de Pernambuco: Uma Intervenção Pedagógica com Caráter Multi e Interdisciplinar

- Educação Ambiental em uma Abordagem Interdisciplinar e Contextualizada por meio das Disciplinas Química e Estudos Regionais

- Ensino Experimental de Química: Uma Abordagem Investigativa Contextualizada

- Princípio de Le Chatelier: O Que Tem Sido Apresentado em Livros Didáticos?

- Narrativas Acerca da Prática de Ensino de Química: Um Diálogo na Formação Inicial de Professores

- Platina (série de textos sobre os elementos químicos)

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Já está disponível na Biblioteca (Carta Capital n.602)



Os donos da bola.
Havelange, Blatter e Teixeira não resistiriam a uma Lei da Ficha Limpa.

Leia também:
CartaVerde. Uma análise das opções energéticas do Brasil.
José Saramago e o silêncio de Deus. Morre o escritor que combateu a dominação com onisciência narrativa.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Carta Capital n.601


Já está disponível na biblioteca o n.601 da revista Carta Capital.

O Irã por dentro
Uma visita à terra dos aiatolás revela a vida sob o véu da repressão.
O pecado da carne
Maior "vilã" do clima, a pecuária busca maneiras de crescer sem desmatar e com menos emissão de gases que causam o efeito estufa.

Leia também: os interesses por trás da estranha exclusão do Morumbi para Copa 2014




quarta-feira, 7 de julho de 2010

Já está disponível na Biblioteca


Em que consiste a Geografia, quais os seus principais objetos de estudo e quais os seus significados atualmente são as principais preocupações do livro, que representa um panorama sobre a natureza dos principais conceitos e temas da ciência geográfica contemporânea.

Prazo de inscrição para o Enem termina nesta sexta-feira (09/07/2010)

Últimos dias para os estudantes se inscreverem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010. O prazo termina nesta sexta-feira. Para participar, o candidato deve acessar o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) < http://enem.inep.gov.br/>. As provas acontecem nos dias 6 e 7 de novembro.
Para iniciar o processo de inscrição, o candidato deve estar com o número do cadastro de pessoa física (CPF) e do documento de identidade (RG) em mãos. Não é permitido o uso do CPF dos pais ou de qualquer outra pessoa.
Munidos dos documentos, o aluno deve preencher um formulário de informações básicas. Para concluir, deve responder ao questionário socioeconômico, que faz um levantamento da vida escolar do estudante até a conclusão do ensino médio.
Após seguir esses passos, os estudantes devem imprimir o boleto bancário com a taxa de R$ 35, que efetiva a participação no exame. Estão isentos de pagar este valor os estudantes da rede pública. É importante acompanhar o andamento da inscrição por meio do site do Inep.

Fonte: Jornal A Tarde

Na biblioteca: Revista de História da Biblioteca Nacional


Confira na biblioteca a edição de junho da Revista de História da Biblioteca Nacional:

Casa-grande abolicionista
Propriedade onde Joaquim Nabuco passou a infância é restaurada;

Esqueceram de mim
Portal tenta resgatar a história dos impressos desde a chegada da família real ao Brasil;

O caminho dos cafezais
A trajetória da planta do Oriente até o Brasil é marcada por polêmicas e disputas;

Fórum - Qual é o legado do café?
Sérgio Besserman Vianna, José Augusto Pádua e Edmar Bacha respondem;

Liberdade em duas rodas
Mesmo contra-indicada por alguns médicos, a bicicleta ajudou a independência feminina;

Tamanho recorde
Natural do Rio Grande do Sul, homem de 2,17 metros de altura percorreu o país como atração de circo;

Por onde anda caipora?
Termos populares que se espalharam pela literatura hoje são trocados por estrangeirismos;

Lavradores reais
Na fazenda onde passou a infância, Portinari viu de perto o imenso contraste social da cultura do café;

Aplausos em sala
Método de teatro Drama, que estimula o improviso, pode ser aplicado nas aulas de História

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Ex-estudante devolve livros após 51 anos e manda US$ 1 mil para cobrir multas

Um ex-estudante de uma escola em Phoenix, no estado do Arizona (EUA), finalmente devolveu dois livros que pegou emprestados há mais de 50 anos. Ele mandou as obras pelo correio e US$ 1 mil para cobrir as multas, segundo a emissora de TV “ABC 15″.
Os dois livros tinham sido retirados em 1959, segundo a bibliotecária do colégio Camelback, Georgette Bordine. De acordo ela, o ex-aluno mandou um pedido de desculpa, lamentando ter devolvido as obras com tanto tempo de atraso.
Na carta, o ex-aluno destacou que havia mandado o dinheiro para cobrir a multa de dois centavos de dólar por dia de cada obra, o que somaria US$ 745. Ele informou ainda que enviou um valor extra caso tenha ocorrido mudança nas regras sobre atrasos.
O remetente disse também que sua família tinha ido morar em outro estado e que os livros foram embalados equivocadamente, informou Georgette. De acordo com a bibliotecária, o dinheiro será usado para comprar novos livros para a biblioteca.


Do G1, em São Paulo

Já está disponível na Biblioteca


Já está disponível na Biblioteca a edição de junho da revista Caros Amigos:


MARCELO SALLES Em entrevista, Walter Lima Jr fala sobre cinema, história e política: "Continuamos vivendo nesse latifúndio televisivo".

ENTREVISTA SÓCRATES O ex-jogador fala de política, ideologia e, como não poderia deixar de ser, da convocação da seleção brasileira pelo técnico Dunga.

LÚCIA RODRIGUES E TATIANA MERLINO Reportagem especial mostra que prevalece a impunidade aos PMs envolvidos na chacina da baixada santista e nos crimes de maio de 2006.
PEDRO ALEXANDRE SANCHES Ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais?

FREI BETTO Herzog, o último diálogo


JOÃO PEDRO STEDILE A herança escravocrata da sociedade brasileira
 
GUACIRA CESAR DE OLIVEIRA O Estatuto, o racismo e a luta das mulheres