terça-feira, 30 de novembro de 2010

DEVOLUÇÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS

Informamos que estaremos recebendo os livros didáticos na Biblioteca entre as datas de 26 de novembro e 10 de dezembro.


Aos alunos do 1º ano solicitamos que permaneçam com os livros de volume único: química, geografia e história.

Os alunos do 2º ano devem permanecer com os livros de química e história.

Horário de atendimento:

07:30 às 11:30h e 13:30 às 17:30h



Anderson Rocha

Bibliotecário do IF Baiano

Campus Santa Inês

Inventário do acervo bibliográfico

Durante o mês de dezembro, será realizado inventário em nosso acervo bibliográfico, motivo pelo qual o serviço de empréstimo domiciliar estará suspenso, a partir de 13 de dezembro.


Para os alunos que permanecerem na escola até 23 de dezembro, estará disponível o serviço de empréstimo local, ou seja, o aluno munido da carteira só poderá consultar o material na sala de estudos da biblioteca.

Solicitamos dos usuários (alunos e funcionários) devolução dos exemplares, para conferência e atualização do termo de responsabilidade do Patrimônio da Instituição.



Agradecemos a compreensão de todos!



Anderson Rocha

Bibliotecário do IF Baiano

Campus Santa Inês

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Feira de Conhecimentos do IF Baiano - Santa Inês

Confira as imagens da Feira de Conhecimentos do IF Baiano - campus Santa Inês.
Evento realizado nos dias 24 e 25 de novembro no pavilhão da Biblioteca.













quinta-feira, 11 de novembro de 2010

MENINA DE 14 ANOS É A PRIMEIRA EM RANKING DE LEITORES DE LIVROS

Enquanto boa parte dos seus amigos gastam o dia moldando o sofá na sala de TV ou aquecendo a cadeira em frente ao computador, Marina Timm, 14 anos, devora páginas e páginas da literatura. São 23.194 delas apenas neste ano.

O feito rendeu à estudante o primeiro lugar no ranking do site Livros Só Mudam Pessoas. "É uma iniciativa que ajuda as pessoas a lerem mais", explica o organizador, Sérgio Pavarini. Mensalmente os participantes informam o que leram no mês e se divulga o ranking no blog.

A devoradora de livros participa da iniciativa desde o ano passado, quando viu a sua mãe na lista. "A família inteira participa, mas esse ano disparei na frente de todos", ri. O gosto da leitura vem de pequena, quando assistia à mãe e a avó abrirem obras na sua frente.

Marina não está em primeiro lugar pela sua quantidade de livros - 55 até outubro - e sim, pelo número de páginas (muito mais que o seu competidor mais próximo, com 16.056). É que a paixão da estudante são os romances históricos, especialmente os medievais e os de mistério. O livro que não sai das mãos da estudante da 8ª série agora é Ossos Inquietos, de Hugh de Singleton, sobre um assassinato na Idade Média, com 256 páginas. E o seu preferido é a coleção Percy Jackson do autor Rick Riordan, relacionado à mitologia grega. "Já li até o quarto da série", diz quem se prepara para pegar o quinto da estante.

E o computador e a televisão? A garota de 14 anos afirma que costuma aproveitar a internet de tarde para ler à noite, mas já deixou a web de lado algumas vezes por causa de um enredo muito bom. Sobre a TV, Marina diz que não costuma incluí-la em sua rotina.

Os livros aproximam a menina das aulas, "porque gosto de romances históricos", explica. Assim, ela consegue relacionar o enredo a conteúdos vistos em sala de aula. "Mas normalmente leio apenas por curiosidade pessoal". Adolescentes tem muito o que aprender com Marina.



Fonte: Terra

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Revando capas de livros antigas

Um livro não se julga pela capa, diz o ditado. Porém, é difícil acreditar que alguém nunca tenha comprado um livro, ou pelo menos manifestado o desejo de comprar, só porque gostou da capa…

Exemplos de criatividade, as capas de livros são importantes para despertar o interesse inicial de um possível leitor. Algumas podem ser consideradas verdadeiras obras de arte (como as desenhadas no período pré-imprensa), outras são objetos históricos, que refletem momentos de uma determinada cultura ou de um país. Veja abaixo algumas capas de livros publicados no século XX:

Esta capa foi desenhada em 1925, por Oskar Garvens, numa Alemanha pré-nazista. Este olho é sugestivo, não?


Livro editado em 1932, também na Alemanha. Afinal, as crianças em questão estão provocando o touro ou com medo dele?

O livro que traz como um dos temas centrais o "Grande Irmão", aquele que tudo vê, traz na sua capa prédios de uma grande cidade. Talvez atrás destas janelas esteja um voyeur de plantão... (ilustrada por Olle Eksell, em 1959. Suécia)



Ilustração produzida por Albert Dubout, em 1938, para o livro "L'Ingenieux Hidalgo Don Quichotte de la Manche" . Não é uma capa, mas vale a pena ver a descrição de uma das cenas mais clássicas da história da literatura: a luta de Dom Quixote contra os moinhos de vento.





Capa ilustrada por António Domingues para a edição portuguesa do livro de Dino Buzzati, "O homem da montanha", de 1960

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Revista Geografia

Já está disponível na Biblioteca a revista Geografia.


Em destaque:

- Teoria geográfica de paisagem: uma abordagem que ressurge com inovação na didática. (n.29 fev./2010);

-A invasão das águas-vivas pelo mundo. Enquanto a maior parte das espécies animais luta por sua sobrevivência, a água-viva, o fantasma dos oceanos, está em crescimento desordenado e causando danos ao ecossistema. (n.30 abr./2010);

- Geografia e INMET: o instituto que mudou a história da meteorologia no Brasil. (n.31 jun./2010);

- O que a apicultura tem a ver com a geografia? (n.32 ago./2010)

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

RELAÇÃO DE LIVROS E PERIÓDICOS DISPONÍVEIS A PARTIR DE NOVEMBRO DE 2010

LIVROS




AGRICULTURA
SZMRECSÁNYI, Tamás et al. Dimensões, riscos e desafios da atual expansão canavieira. Brasília: Embrapa, 2008 – (Série Texto para Discussão , 32)



DICIONÁRIOS

HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles, FRANCO, Francisco Manoel de Mello. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009 – (Acompanha CD-ROM)

HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles, FRANCO, Francisco Manoel de Mello. Minidicionário Houaiss da língua portuguesa. 3. Ed. rev. aum. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009



CIÊNCIAS SOCIAIS

SOUZA, Marcelo Lopes de. Mudar a cidade: uma introdução crítica ao planejamento e à gestão urbanos. 6. Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010

TORRES, Haroldo; COSTA Heloisa (Orgs.). População e meio ambiente: debates e desafios. 2. Ed. São Paulo: Senac São Paulo, 2006



GEOGRAFIA
ROSS, Jurandyr L. Sanches (Org.). Geografia do Brasil. 6. Ed. São Paulo: Editora da USP, 2009.



INFORMÁTICA
VELLOSO, Fernando de Castro. Informática: conceitos básicos. 7. Ed. rev. atual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.



ZOOTECNIA

BONETT, Lucimar Pereira; MONTICELLI, Cícero Juliano (EE.). Suínos: o produtor pergunta, a Embrapa responde. 2. Ed. rev. Brasília: Embrapa, 1998

CAMPOS, Oriel Fajardo de (E.). Gado de leite: o produtor pergunta, a Embrapa responde. 2. ed. rev. Brasília: Embrapa, 2004

FRAPE, David. Nutrição & alimentação de eqüinos. 3. Ed. São Paulo: Roca, 2007

SEGANFREDO, Milton Antonio (E.). Gestão ambiental na suinocultura. Brasília: Embrapa, 2007








PERIÓDICOS


Agroanalysis
2001 (v.21 n.9)
2005 (v.25 n.7,10)
2006 (v.26 n.3-4,6-7)

Carta Capital
2010 (Ano 16 n.613-616)

Isto É
2010 (Ano 34 n.2134-2136)

Jornal da Abrapa
2010 (Ano 11 n.127

Química Nova na Escola
2010 (v.32 n.3)

Radis comunicação em Saúde
2007 (n.59)

Revista de História da Biblioteca Nacional
2010 (Ano 5 n.60)

Revista Poli: saúde, educação, trabalho
2010 (Ano 2 n.13)

Revista Política Agrícola
2010 (Ano 19 Ed. especial)