quarta-feira, 16 de novembro de 2011

A EVOLUÇÃO DO LIVRO


No último dia 10 de novembro, a Biblioteca apresentou em sua área uma exposição sobre a evolução do livro, contando a história desse importante suporte de informação desde as tábuas de argila até os livros eletrônicos. Os alunos tiveram a oportunidade de ver uma replica de uma tábua de argila com inscrições sumérias, além livros em fase de restauração, livros em Braile, audiobooks, HQs entre outros. O objetivo da exposição foi contar a história do livro e sua importância para a humanidade, além de reforçar as ações de preservação do acervo que a Biblioteca vem desenvolvendo em 2011.



sexta-feira, 4 de novembro de 2011

IF Baiano implantará Sistema de Gerenciamento de Bibliotecas


O IF Baiano, através da Pró-Reitoria de Ensino, implantará um novo sistema de gerenciamento de bibliotecas, o Pergamum. A licença de operação desse programa já está garantida.

O sistema já está em fase de implantação na nossa biblioteca.

Com esse avanço, os alunos poderão acessar a plataforma web das bibliotecas do IF Baiano pela internet e realizar consultas para verificação de livros disponíveis, fazer empréstimos e reservas de exemplares.

O Pergamum é um dos principais sistemas de gerenciamento de bibliotecas do país. É o mesmo sistema utilizados por instituições como: UNEB, UFBA, UFRB, UnB, PUC-Rio, PUC-Campinas, entre outras instituições.

Fonte: ASCOM IF Baiano, Portal Pergamum