segunda-feira, 11 de março de 2013

12 de Março dia do Bibliotecário



O bibliotecário é um profissional que trabalha com informação, esteja ela em um suporte físico, como livros e periódicos impressos, ou no meio digital, como bases de dados. Ele é capaz de atuar em qualquer função que vise a organização e obtenção de informações.
Com a forte presença das tecnologias na sociedade de forma geral, o foco do trabalho dos bibliotecários migrou dos suportes físicos (livros, periódicos, mapas, folhetos etc.) para a informação em si, esteja ela em qualquer meio, físico ou digital. Este profissional acaba sendo fundamental na promoção da informação, atuando nos lugares onde é preciso organizar a informação e facilitar o seu acesso aos usuários.
Ao contrário do Google, o bibliotecário economiza tempo e recursos para seus usuários, colocando ao seu alcance informações já selecionadas, precisas e de fundamental importância para o usuário. O Google pode até oferecer milhões de resultados, mas os bibliotecários podem direcionar para a resposta mais pertinente.
O bibliotecário é também um administrador, pois tem como uma de suas atribuições gerenciar a equipe da biblioteca e os trabalhos que envolvem a organização e disseminação do acervo, através da seleção de material bibliográfico, aquisição, catalogação, classificação, indexação, serviço de atendimento, etc. Também é um gestor da informação, responsável por implementar e gerenciar os sistemas de informação.
Atualmente os bibliotecários do IF Baiano – campus Santa Inês trabalham na implementação de um sistema informatizado de gestão de acervo que proporcionará aos usuários um atendimento mais rápido e seguro, e com serviços de pesquisa ao acervo e de reserva de material através da internet.  O trabalho árduo de catalogar cerca de 9 mil itens já está  em  fase final e o sistema tem previsão de iniciar as operações no segundo semestre de 2013.